Swaddle e o sono do bebé

Last modified date

Comments: 0

Swaddle

Porque é que é que o swaddle ajuda o meu bebé a dormir melhor? Até que idade posso fazê-lo em segurança? Preciso de comprar algo específico?

Antes de vos explicar em que consiste o Swaddle, vamos falar sobre o reflexo de Moro.

O que é o reflexo de Moro?

Nos primeiros 3 meses de vida os músculos dos braços do bebé reagem de forma protetora sempre que há alguma situação de insegurança, como a perda de equilíbrio ou um estímulo repentino (quando pegamos no bebé de forma abrupta, por exemplo).

O reflexo de Moro é um movimento involuntário que causa ao bebé uma sensação semelhante à que temos em crianças (e, por vezes, em adultos) quando sonhamos que estamos a cair desamparados.

Reflexo de Moro

Se por um lado é um ótimo sinal porque nos indica que o sistema nervoso do bebé se está a desenvolver corretamente, por outro causa desconforto e despertares ao bebé.

Reflexo de Moro e Swaddle, qual a relação?

No final da gestação, o espaço dentro do útero materno é reduzido e o bebé sente-se protegido. Quando nasce, está em constante adaptação ao mundo exterior. Ao ser colocado num berço, o espaço à sua volta torna-se significativamente maior ao que o bebé estava habituado. Se para um adulto uma cama grande e espaçosa é ótima para se esticar à vontade, para um bebé o sentimento é precisamente o oposto!

O bebé sente-se desamparado e esse “desamparo” estimulará o reflexo de Moro, sendo-lhe desconfortável, uma vez que os seus braços mexem de forma involuntária e levam a que desperte mais vezes e assustado.

Não esquecer que, quando nasce, o bebé ainda não tem noção do seu corpo. Mesmo estando acordado, se houver uma situação que estimule o reflexo de moro, o bebé assusta-se porque vê passar algo (sem saber que se trata da sua mão) de forma repentina perto da cara.

E é aqui que entram os benefícios do swaddle.

swaddle
Caetana, 3 meses

Ao enrolar o bebé não só lhe estamos a dar os limites físicos semelhantes aos que estava habituado antes de nascer, como impedimos esses pequenos sustos porque ajudamos a que não lhe “passem mãos repentinas perto da cara”.

Até que idade posso aplicar a técnica de swaddle em segurança?

Esta técnica só deve ser utilizada durante a noite até aos 3 meses. A maioria dos bebés perde o reflexo de Moro por volta dessa idade. Mesmo que o reflexo se mantenha por mais algum tempo, o bebé poderá começar a virar-se a partir desta idade.

Não podendo prever o primeiro ‘virar’ e para evitar risco de asfixia aconselha-se a técnica de swaddle apenas até aos 3 meses. Poderão continuar a fazê-lo mas apenas sob vossa supervisão, preferencialmente durante sestas diurnas.

Swaddle
Caetana, 23 dias

A nossa experiência com o swaddle aconteceu essencialmente em três momentos: durante algumas sestas diurnas; para adormecer (aquele sono antes de nós irmos para a cama); para ir a algum lado a dormir na alcofa do carrinho. Talvez também o tenhamos feito de noite mas com menos frequência porque a Caetana já dormia na nossa cama.

Além do bebé se sentir mais confortável graças aos limites físicos, também se mantém mais quente.

Cá em casa, apesar da técnica de swaddle ter resultado de forma muito positiva, as sestas diurnas eram maioritariamente feitas ao colo ou na mochila ergonómica, que também proporcionam os limites físicos habituais e seguros para o bebé (além de lhe proporcionar estar aconchegado e à distância de um beijinho).

Swaddle – Técnica ou produto?

Se estás a ler isto e já te cruzaste com um Swaddle à venda, deves estar confusa(o). Porque razão estarei eu a chamar técnica a um produto?

Swaddle é uma espécie de fralda de pano com características específicas. Mas também poderá ser uma técnica se usarmos uma mantinha convencional para o efeito.

Swaddle
Caetana, 2 meses

Cá em casa usámos sempre mantinhas pequenas. Mantinhas de bebé, normais, que se oferecem a uma grávida.

Por uma única razão: ainda na gravidez, sempre tentámos comprar apenas objetos que considerávamos essenciais e, de preferência, com maior tempo de utilização e versatilidade. Um swaddle tem uma única função e, no máximo, durará até aos 3/4 meses do bebé. Podendo utilizar mantinhas para o mesmo efeito – que são utilizadas durante muito mais tempo – optámos por não comprar o swaddle.

swaddle
Como enrolar o bebé

Na imagem acima usei uma das duas mantas com que fazíamos swaddle com a Caetana, para vos mostrar de que forma a enrolava. Os braços ficam junto ao corpo do bebé: o primeiro em contacto com a roupa, o segundo já por cima da manta.

Deixávamos sempre as perninhas livres. O reflexo de Moro também se pode manifestar nas pernas mas o movimento de braços é o que provoca mais despertares.

Conheciam o Swaddle? Aconchegam ou aconchegaram os vossos bebée desta forma?

Carolina Valente Pereira

Gosto de ler, escrever, partilhar factos, aventuras, opiniões e brincadeiras

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment