Noite da leitura europeia

Last modified date

Comments: 0

Ontem, a propósito do dia mundial do livro, mostrei-vos 2 livros e um panfleto/ convite referente à Noite da Literatura Europeia.

O que é a Noite da Literatura Europeia [NLE]?
É o evento literário mais internacional das Festas de Lisboa, que vai voltar a encher as ruas no próximo dia 8 de junho.
Qualquer pessoa pode assistir, de forma gratuita, à sétima edição da NLE – também a maior até à data – que decorrerá em 15 espaços já confirmados, ao longo da histórica Colina de Santana.

Contará com obras representantes de 14 países e a literatura portuguesa estará representada por João Tordo.

Durante o próximo mês vão ser confirmados os autores e as obras presentes. Eu divulgarei mais sobre o assunto no meu Instagram e, quando tudo for relevado, voltarei a escrever sobre o assunto aqui no blog.

Acerca dos livros, tratam-se de um projeto chamado Literatura-Mundo Comparada, a mais ambiciosa das antologias em português, que pretende reunir toda a literatura do mundo. É compostas por três partes.
A primeira parte dedicou-se à literatura escrita originalmente em língua portuguesa.
Estes dois volumes formam a segunda parte – a literatura europeia. São compostos por tradições literárias muito diversas, que definem o cânone da literatura universal. Incluem autores como Dostoievski, Proust, James Joyce, Cervantes, Virginia Woolf, Aristóteles, Baudelaire, Pirandello, Tchekhov, Mary Shelley, Kafka ou Goethe, e textos fundadores como A Bíblia ou a Ilíada, incluindo notas críticas e várias traduções inéditas.
Na terceira parte, que chegará mais tarde às livrarias, a Literatura-Mundo encerrará com três livros dedicados às restantes tradições literárias mundiais, completando assim o projeto Literatura-Mundo, com um total de sete volumes.

E desse lado, já conheciam?
Vão marcar presença na Noite da Literatura Europeia?

Se gostaste deste artigo partilha-o nas tuas redes sociais:
error

Carolina Valente Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment