Bicicleta de equilíbrio: o que é e para que serve?
Não tem rodinhas de apoio, pedais, travões nem mudanças. O principal objetivo de uma bicicleta de equilíbrio é ajudar a criança na aquisição de equilíbrio – daí o nome – proporcionando-lhe a segurança necessária.
Tão fácil como andar de bicicleta.
Quantas vezes já ouvimos e utilizámos a frase acima?
Andar de bicicleta é algo, de facto, simples e até intuitivo para um adulto que, como eu, o aprendeu em criança. Mas será assim tão simples para quem ainda está no processo de aprendizagem?
Quem já sabe talvez não se aperceba mas andar de bicicleta exige vários conhecimentos e técnicas.
Então vejamos: para andar de bicicleta precisamos de saber pedalar, virar, travar, na maioria dos casos ainda manusear mudanças. Tirando momentos de descida, além de tudo isto é necessário pedalar constantemente, mesmo quando viramos e mudamos mudanças.
Para acrescentar a tudo isto, ainda precisamos do fundamental e o mais difícil de aprender na fase inicial: manter sempre o equilíbrio!
Podemos saber fazer tudo o resto, sem equilíbrio não conseguimos sair do mesmo sítio em cima de uma bicicleta dita normal.
De que forma estas bicicletas ajudam a criança a aprender?
Segurança
O principal objetivo é que a criança se sinta segura! Nas bicicletas de equilíbrio, mantém os pés no chão e isso fá-la sentir-se segura.
São os pés que servem de acelerador e travão – daí não haver pedais, para que a criança possa movimentar os pés e as pernas livremente.
Quando se sentir segura e com o equilíbrio necessário, a própria criança começa a levantar os pés para atingir mais velocidade e, consequentemente, treinar ainda mais o seu equilíbrio.
Notem que a criança pode levantar os pés mas não terá onde os apoiar. Ao movimentar-se com os pés no ar, colocá-los-á novamente no chão em caso de desequilíbrio, evitando quedas.
É a criança que, sozinha, vai perceber e levantar os pés quando se sentir segura e equilibrada! Não lhe peçam que levante os pés assim que lhe dão a bicicleta. Isso poderá levar a que, na tentativa de vos agradar, caia no chão, correndo sérios riscos de ganhar medo e não querer tentar novamente.
Noção espacial e corporal
O facto de não ter travões faz com que a criança desenvolva noções de controlo e velocidade, uma vez que utiliza os seus próprios pés tanto para dar impulso e andar, como para criar atrito e imobilizar a bicicleta.
Nesta coordenação de movimentos, ganha reflexos e estimula a sua concentração. Tudo isto contribui para que haja maior noção espacial e corporal.
Bicicleta com rodinhas de apoio
Recorrendo a uma bicicleta com pedais e rodinhas, a criança começa por aprender a pedalar que é, de tudo, o mais simples na atividade ‘andar de bicicleta’.
Não há preocupação com equilíbrio porque essa é a função das rodinhas – proporcionar falso equilíbrio. A criança não precisa de se preocupar com o equilíbrio porque a bicicleta nunca vai cair.
Numa primeira análise pode parecer melhor – a criança consegue facilmente andar de bicicleta sozinha – mas, a longo prazo, será mais difícil para conseguir equilibrar-se em cima de uma bicicleta sem as rodinhas de apoio.
Além do equilíbrio, pode acontecer que a criança tenha o impulso de travar com os pés no chão – normal em crianças pequenas por segurança – e poderá facilmente magoar-se nos pedais.
No entanto, ainda há quem opte por ensinar as crianças a andar de bicicleta com pedais e rodinhas de apoio. Acredito que aprendem na mesma, eu própria aprendi dessa forma – na minha infância não existiam bicicletas de equilíbrio.
No entanto, acredito que uma bicicleta de equilíbrio lhes dê outra confiança durante o processo de aprendizagem. Além de lhes proporcionar uma aprendizagem mais autónoma, onde a criança é o seu próprio professor!
Numa bicicleta de equilíbrio, a criança aprende (de forma autónoma) a andar de bicicleta. Enquanto que, numa bicicleta com rodinhas de apoio, precisa de ser ensinada e ajudada!
1 Response